Arquivo (que não é secreto) do blog - eu sei que se fosse secreto vocês mexeriam :x

domingo, 24 de abril de 2011

Feliz Páscoa !


  Páscoa! Dia de receber ovinhos de chocolates e sair com a família, com a certeza de que quando você voltar um coelho vai ter lhe deixado uma surpresinha... mas espere ! Você alguma vez já se perguntou por que um coelho? Por que ovos? Aliás, por que ovos de chocolate??? E por que a data da Páscoa muda ?
  Pois é, acho que você até já se perguntou, mas a preguiça sempre vence a curiosidade não é? Sem problemas. O Magnificarte sempre traz um pouco de cultura...


  A data em que se comemora a Páscoa varia sempre porque é comemorada no primeiro domingo de lua cheia após a entrada da primavera no Hemisfério Norte (no Hemisfério Sul é início de outono).
  A data é calculada dessa forma porque segue o calendário lunissolar, que mistura o lunar (forma de contar o tempo pelas fases da lua: cheia, minguante, nova e crescente) e o solar (contado a partir das estações do ano). A celebração, no entanto, acontece sempre entre 22 de março e 25 de abril.
  O termo 'Páscoa', na verdade, vem do Hebraico Pessach, que quer dizer passagem. É a festa que os judeus fazem para lembrar o dia em que fugiram da escravidão do Egito em direção à Terra Prometida, há cerca de 3.200 anos.
  Os cristãos aproveitaram a data e seu significado para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo. Começou com uma simples festa que, com o passar do tempo, o ovo e o coelho, que simbolizam a vida, viraram símbolos.
  Mas por que ovos de chocolate? O hábito de dar ovos de verdade vem da tradição pagã. O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França. Antes disso, eram usados ovos de galinha para celebrar a data. A tradição de presentear com ovos, na verdade, é muito antiga. Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes da era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza - lá eles têm até nome, pêssanka - em celebração à chegada da primavera.


Fontes: diarinho ABC e diversas informações online (confiáveis).



Nenhum comentário:

Postar um comentário